Confira a programação completa da mostra do Zé do Caixão no MIS

Expo À Meia-Noite Levarei sua Alma vai de 31 de outubro até 09 de janeiro de 2016 em São Paulo.


O MIS (Museu da Imagem e do Som) apresenta a exposição À Meia-Noite Levarei sua Alma, que revela parte da trajetória de Zé do Caixão, personagem emblemático de José Mojica Marins. A exposição tem curadoria e concepção de André Sturm e foi baseada na seleção feita por Liz Marins, filha de Mojica, e Marcelo Colaiacovo, guardião e curador do acervo do cineasta.

Imersos em um ambiente obscuro e tortuoso – que guarda muitas revelações e assombros –, o público terá acesso a uma seleção inédita de itens como fotografias, figurinos, roteiros, objetos cênicos, colagens, trechos de filmes e imagens de bastidores das produções de Zé do Caixão. O inventário é proveniente do acervo pessoal de Mojica e de sua filha Liz Marins, e também dos diretores Marcelo Colaiacovo, Paulo Sacramento e Kapel Furman, este último, diretor especialista em efeitos especiais que trabalhou com Mojica em seu último filme Encarnação do Demônio.

Ao todo, são 12 nichos distribuídos no ambiente da exposição, que apresentam itens como o filme em película 16mm original de À Meia Noite Levarei sua Alma (resguardado pelo diretor por mais de 50 anos); o troféu recebido no ano de 1973 durante o Festival Internacional de Cine Fantástico y de Terror Sitges (Espanha); e o cartaz e algumas fotografias de bastidores inéditas do filme O Exorcismo Negro, de 1974.

Ainda dentro do labirinto da exposição À Meia Noite Levarei sua Alma, o público poderá sentir a presença do personagem mais famoso de José Mojica Marins em um ambiente semelhante a um caixão, que, forrado com veludo capitonê, resguarda a histórica vestimenta de Zé do Caixão. Nele, o público poderá ter acesso à capa, a cartola, a camisa, a calça, os sapatos e o medalhão de bruxo usados no filme A Encarnação do Demônio (2008).

Curiosidades como os santinhos da candidatura de Zé do Caixão para deputado em 1982 e pôsteres originais de O Estranho Mundo de Zé do CaixãoDelírios de um Anormal e Ritual dos Sádicos [proibido pela censura e lançado posteriormente como O Despertar da Besta] também integram o inventário da mostra.
Josefel Zanatas, mais conhecido como Zé do Caixão, é um personagem mítico do cinema nacional do Brasil criado e interpretado pelo ator e diretor José Mojica Marins. O contraditório coveiro, que ao mesmo tempo que é cruel e sádico tem como marca ser um defensor de crianças, é um homem de crenças obscuras, cujo objetivo principal passa a ser encontrar uma mulher perfeita para possa dar continuidade à sua espécie (que ele acredita ser superior) e suas ideologias. Sua primeira aparição se deu no longa À Meia-Noite Levarei Sua Alma, lançado em 9 de novembro de 1964, em São Paulo. A obra foi a primeira da trilogia clássica, que inclui Esta Noite Encarnarei no Teu Cadáver (1967) e A Encarnação do Demônio (2008).
Em À Meia Noite Levarei sua Alma, o estúdio Fazemos Arquitetura assina a expografia e a cenografia fica por conta do Estúdio Xingú.
ABERTURA
Para marcar a abertura dessa grande exposição em homenagem ao icônico personagem Zé do Caixão, o Museu preparou 14 horas de programação ininterrupta em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.  A inauguração inclui performances assustadoras, caixas de surpresas, comidas e drinks temáticos além de palestras com temas como efeitos especiais para o cinema com Kapel Furman e sobre a obra de José Mojica Marins e o personagem Zé do Caixão com curadores e convidados e, muitas emoções e surpresas para aqueles que tiverem coragem de adentrar a meia-noite, – e sentir na própria pele as profundezas do estranho mundo de Zé do Caixão.
Confira a programação completa >
14h às 02h | Comidas e drinks temáticos em parceria com o Guia Food Trucks + Exposição em cartaz [Área externa]
14h: Palestra/bate-papo sobre a obra de José Mojica Marins e o personagem Zé do Caixão com Marcelo Colaiacovo, Ivan Finotti, Paulo Sacramento e Liz Marins. Mediador: Carlos Primati
[Auditório LABMIS, 66 lugares]
16h: Palestra sobre produção de efeitos para cinema (desde o projeto, pré-produção, roteiro, produção, pós, etc) com Kapel Furman (dir. de efeitos do Encarnação do Demônio, último filme do Zé do Caixão). [Sala de Interfaces, 30 vagas, distribuição de senha com 1h de antecedência na recepção do MIS]
19h-20h: Show da Banda CÃO
O grupo Cão levará ao MIS um concerto de noise, eletropunk e sound art que envolve um trabalho visual construído a partir de efeitos de luzes e fumaça que ativará o espaço de uma forma bastante inusitada. [Área externa]
21h-23h: Cenas com mágicas macabras com Cleyton Heredya [Área externa]
21h e 21h40: Uma noite em um sanatório abandonado | História de jovens que passam a noite em um sanatório e uma tragédia acontece. Uma pessoa dentre a platéia é escolhida aleatoriamente e de forma inexplicável ela dirá exatamente o que aconteceu, mesmo sem nunca ter ouvido falar desta história (15 min)
22h e 22h40: Matilda, in memoriam |História de duas amigas que possuíam estranhos e místicos laços de amizade. A presença espiritual de Matilda se manifestará através de uma sinistra boneca que sua amiga lhe deu de presente, fazendo com que um participante, escolhido aleatoriamente de entre a platéia, sinta na pele esta estranha conexão. (15 min)
23h45: muitas emoções e surpresas estão reservadas para aqueles que tiverem coragem de adentrar a meia-noite e sentir na própria pele as profundezas do estranho mundo de Zé do Caixão
01h-2hConcurso de Fantasias de Terror 
O MIS convida o público a vir trajado com roupas assustadoras e participar de um concurso com o júri formado por Ivam Cabral, diretor da Cia. Satyros e equipe do museu. O ganhador recebe um prêmio especial.
A mostra vai de 31 de outubro (aka Halloween!) até 09 de janeiro de 2016. O valor da entrada é de R$ 10 a inteira e R$ 5 a meia. Ingressos estarão à venda em breve na recepção do MIS ou pelo site: www.ingressorapido.com.br

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s