Ai, a bruxa vem aí, e não vem sozinha, vem na base do TOPE NOVE! Isso mesmo, aproveitando a tão antecipada estreia de A Bruxa, taí uma lista com os melhores filmes envolvendo a personificação feminina da maldade, adoradora de bodes, meretriz de Satã, que irá te enfeitiçar.
E não, Jovens Bruxas, Da Magia à Sedução, Abracadabra e Convenção das Bruxas não tem vez aqui! E muito menos aquela aberração lá do Rob Zombie! 😛
Nos EUA do século XVII, uma bruxa é condenada à fogueira (ah, vá), jura vingança e joga uma maldição sobre toda uma pobre cidadezinha. Passados centenas de anos, um professor interpretado por Christopher Lee, recomenda a cidade para seus estudante. Desconfie…

8) Viy – O Espírito do Mal (1967)
Baseado na história Nikolai Gogol, o filme soviético traz um jovem padre ~que se mete com uma bruxa (que o usa de vassoura, detalhe) em um pequeno vilarejo e precisa passar três noites velando um corpo, com sua fé hesitante e umas doses de vodka, quando passa a ser visitado pelo tal “espírito do mal”.

Queime bruxa, queime! Dirigido por Sidney Hayers e roteirizado por Charles Beaumont e Richard Matheson, um professor universitário cético descobre que sua esposa vem praticando bruxaria há anos e quando resolve ser um macho-babaca e obrigar que ela pare com aquilo, tudo de ruim passa a acontecer com ele.

O caçador de bruxas Matthew Hopkins é um dos melhores papeis da carreira de Vincent Price! Passado durante a Guerra Civil Inglesa no século XVII, o cruel homem passa de vilarejo em vilarejo, seguindo ordens do Parlamento, para processar e executar bruxas, tudo na maior feladaputagem.

5) Häxan – A Feitiçaria Através dos Tempos (1922)
Primeiro filme que registra o período de Caça as Bruxas da Idade Média, Häxan, com seu tom documental, traz, hã, a feitiçaria através dos tempos em um caminhão de heresia num dos mais controversos e assombrosos filmes do início do cinema de terror. Tem bruxaria da brava, sabá, o Capiroto, e por aí vai…

Primeiro filme do Maestro do Macabro, Mario Bava, também inspirado na história de Gogol, essa obra-prima debute do cinema de terror gótico italiano traz a terrível vingança da bruxa Asa Vadja, condenada à morte por satanismo, e seu amado e comparsa, Javuvitch, trazidos acidentalmente de volta à vida. E tem a Bárbara Steele <3.

“Ai, mas a bruxa não aparece, mimimi”. FODA-SE! O pai do found footage moderno foi um verdadeiro fenômeno do cinema de terror, e não teve um lá no longínquo ano de 1999 que não passou um perrengue danado e acreditou naquela história da fita encontrada ser verdadeira e tudo mais.

A obra-prima de Dario Argento, ponto! Um conto de fadas bruxas de horror, tendo o cinema de terror em estado bruto como arte, com todo fetiche do italiano pela imagem e apreço pela violência. AND uma galera praticando bruxaria pesada em uma refinada escola de balé alemã! Melhor filme do subgênero até…

Pois é, desancou o Argento, sorry! O longa de Robert Eggers esquece o fantástico e parte para o cru, brutal e visceral controverso período da Revolução Puritana na Nova Inglaterra do Século XVII, trazendo um horror atmosférico, pungente, satânico e desolador de uma forma poderosa, climática e assustadora. Black Phillip curtiu isso!

TOP NOVE fodão!
Não podia faltar “Black Sunday”, “Haxan” nem “Suspiria”! Esses filmes são INDISPENSÁVEIS em qualquer lista de filmes de bruxas!
Só faltou “Olhos de fogo” (1983) e “Superstição” (1982). “Olhos de fogo” é assustador pra c-!
Em tempo: “Lords of Salem” é legal, viu?
TOP NOVE FODÃO!
Abraço.
Otima Lista!
Alguns dessa lista eu preciso assistir urgentemente como “Haxan”, e Black Sunday! Jáaa Suspiria, Viy são clásssicaços hehe!
Sentir falta de “Alucarda”!
Abraço!
Só pra constar, uma música com o grande Caçador de Bruxas. Metal \m/