HQRROR #18 – The Groom

Muito estranho…


Enquanto você via um filme ou lia um livro já teve aquela sensação estranha de que algo estava fora do lugar? Como se as coisas não se encaixassem e algo estivesse te observando por cima do ombro ou de um canto escuro do teu quarto? Pois bem, se você nunca teve esse sentimento, sugiro que leia The Groom.

A história não chama atenção em nada, talvez por isso tenha me perturbado tanto. Duas meninas estão em suas férias de inverno. A maioria de seus amigos viajou e muita neve cobre a cidade onde elas moram. Então, nada há de muito legal, além de se encontrarem e conversarem. Tudo caminha muito tranquilamente até que elas encontram uma casa de bonecas jogada em meio a um terreno baldio e coisas estranhas começarem a acontecer.

Como eu disse, nada demais. Apenas mais uma história onde um objeto com algum tipo de poder/maldição/alma/qualquercoisaquevalha trazendo problemas para quem o adquiriu. Aí que você se engana. A obviedade daquilo que se espera que aconteça se reconstrói no modo como ela nos é apresentada.

As coisas simplesmente não acontecem. Sutilezas que disparam gatilhos mentais são inseridas a todo o momento em que a casa de bonecas é retratada. Todo o momento sentimos que algo vai acontecer e nos fazer gritar “EU SABIA!” ou “Eu já vi isso antes!”, mas não.

final

A ambientação infantil, criada através das ilustrações, não permite isso. Não conseguimos ver o que vai acontecer nas próximas páginas e somos, de certa forma, surpreendidos quando chegamos ao final.

Não irei me estender mais falando sobre The Groom por não saber exatamente o que dizer. Essa não é uma daquelas HQs em que críticas complexas são precisas no modo de apontar suas qualidades e defeitos. Ela é apenas… estranha. Se você está familiarizado com a língua inglesa, eu sugiro fortemente essa leitura, ainda mais por estar disponível gratuitamente no site da autora.

Emily Carroll é uma autora canadense de quadrinhos. Ela começou o seu trabalho fazendo HQ’s em pequenas séries na internet e teve suas obras reconhecidas através de prêmios como o Eisner e o Ignatz.

Ao final, comente aqui o que você achou, pois ainda não consigo explicar como me sinto a respeito.

Ficha Técnica:

 The Groom – 2015

 Roteiro: Emily Carroll

 Desenhos: Emily Carroll

 Disponível em: http://emcarroll.com/comics/groom/

panel23

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s