Sobre

O 101 Horror Movies, idealizado por Marcos Brolia, surgiu em 2012 como um exercício pessoal sobre o cinema de terror, do ponto de vista de um cara que é FA-NÁ-TI-CO por esse gênero desde que se conhece por gente.

A ideia era revisitar um baú macabro e sanguinolento, cheio de fantasmas, assassinos seriais, presenças das trevas, mutantes, alienígenas, canibais, sanguessugas e mortos-vivos, que extrapola 100 anos de existência, que marcou uma criança nos anos 80, adolescente nos anos 90 e homem nos anos 00, que viveu toda a glória dos filmes slasher sendo exibidos na TV aberta (obrigado Tela Quenta, Sessão das Dez e Cine Trash), quando o mundo não era um lugar tão politicamente correto e os pais deixavam os filhos assistir ao Freddy, Jason e Chucky até altas horas, e se deleitava em poder alugar fitas VHS na locadora e ter de rebobiná-las antes de devolver. Isso bem antes do DVD, do Blu-Ray, da TV à cabo, dos torrents, da Internet banda larga, do VOD e do streaming.

O numeral 101 é usado como numeração de cursos introdutórios nas universidades dos EUA (Psicologia 101, Arquitetura 101, História 101, e por aí vai), tendo surgido no Dicionário de Inglês Oxford no final da década de 20, encontrado no catálogo de cursos da Universidade de Buffalo. Além disso, a inspiração para o surgimento do site foi o livro   “101 Horror Movies You Must See Before You Die”, editado por Steven Jay Schneider que também é um desdobramento do “1001 Movies You Must See Before You Die

101 Horror Movies nessa nova fase, que começou com um blog de lista de filmes de terror (eram 101, e passou para 1001), agora se aprofunda ainda mais nessa catacumba, e quer ser uma introdução na forma que os fãs de horror e o público em geral enxergam o gênero fantástico: TERROR É CULTURA POP!

Apesar de ser nicho, marginalizado e subestimado, o terror está imerso em nossa cultura, desde os filmes, livros, games, RPGs, quadrinhos, séries de TV até música, memorabílias, pelúcias, bonecos, acessórios, desenhos infantis, roupas vendidas em lojas de departamento…TUDO QUE ORBITA POR ESSE UNIVERSO ASSUSTADOR, MAS DELICIOSAMENTE QUERIDO é de nosso interesse, como notícias relevantes (e outras nem tanto), trailers, pôsteres, vídeos, imagens, resenhas, artigos, editoriais, promoções, listas, comportamento, lifestyle.

Somos uma plataforma POP do terror, inteligente, com senso de humor, todo referencial, linguagem descontraída, credibilidade, que expande seus tentáculos no nosso canal do Youtube, com programates de humor e review de filmes (e expandindo…) e na página do Facebook, com posts, vídeos e imagens relacionados ao gênero, além de Twitter e Instagram.

Ah, claro, a lista continua (e contando…), rumo aos 1001 filmes de terror para se ver antes de morrer… Ou ser morto!

Apague a luz e boa leitura.

Marcos Brolia

156 comentários Adicione o seu

  1. wellington souza azevedo disse:

    Parabens pelo blog Marcos ,gostaria de rever os dedos da morte com peter lorre e dirigido por robert florey.
    Mas infelizmente nao consegui encontrar onde baixar ,nem onde comprar,agradeceria se me ajudassem a obter esse filmaço.
    Obrigado.

  2. Rodrigo Lars disse:

    Gostaria apenas de parabenizá-los e agradecer pela existência do site, simplesmente o melhor que conheço e baixo filmes diariamente.

    1. Valeu, Rodrigo!!!!

      Grande abraço!

      Marcos

  3. Luiz disse:

    Olá, Marcio. Passei para deixar aqui meu agradecimento. Também sou fanático por filmes de terror, desde que eles só passavam de madrugada, na Band… (lembro disso porque tenho mais de 40, é claro!). Vi muitos e bons filmes que veria novamente várias vezes, como “Armadilhas para turistas”, “A longa noite de terror”, e o meu preferido dos lado b, “A sentinela dos malditos”! Parabéns e obrigado! Luiz.

    1. Valeu, Luiz!

      Só é Marcos, não Marcio! 😛

      Abs

  4. Antonio Almeida disse:

    Muito agradecido pela resposta. O que eu gostaria de saber se consigo assistir aos filmes (online) sem precisar baixa-los, ficou entendido?

  5. Bruno dos Santos disse:

    Preciso de ajuda para achar um filme, tem algum e-mail em que eu possa estar entrando em contato?

  6. Leo300 disse:

    Ótimo site. Parabéns! Como posso pegar o seu contato para você me ajudar a caçar uns filmes antigos através de detalhamento (se é que é possível isso)? Achei um filme semelhante ao o que eu procuro, no caso, o 301 (A Fera Deve Morrer), porém, procuro outro filme. Poderia me ajudar? Um abraço.

    1. Jair Mello disse:

      Leo, não sou o Marcos mas também sou cinéfilo, vi muito filme na vida, principalmente de terror, já fui dono de videolocadora, e um dos meus “passatempos” favoritos quando estou em casa é procurar filmes antigos para ajudar os amigos. Se quiser, entre em contato, use e abuse. E-mail jair.videomagia2@gmail.com. Abraço !

  7. Dias Monte disse:

    Boa tarde Marcos!

    Primeiramente quero parabenizá-lo pelo excelente site, o qual eu simplesmente não consigo mais parar de ler rsrs. No meu celular a página com a lista dos 1001 filmes fica acessada a todo tempo ! Sempre que posso, fico lendo os textos pra escolher algum filme pra assistir de noite rsrs. Seus textos são ótimos, muito bem escritos e, mesmo trazendo as suas impressões pessoais sobre os filmes, não perdem a isenção e a capacidade técnica de formular um olhar crítico acerca das produções.

    Senti falta na lista de 2 filmes, ambos do ano de 1980: Aniversário Sangrento (Bloody Birthday), que é um onde tem 3 crianças que nascem no mesmo dia (09/06/1970) e na hora em que havia um eclipse lunar….e elas se transformam em psicopatas assassinas rsrs…lembro de ter visto esse filme no SBT, ainda quando eu era criança.

    O outro filme é o Death Ship, aqui com o nome de Navio da Morte ou Navio Assassino, com Richard Creena, aquele dos filmes de Rambo, que fala sobre um navio à deriva mal assombrado que sai matando todo mundo dentro dele rsrs.

    Gostaria, quando você puder, claro, de ler suas críticas aos dois filmes acima, mesmo que seja detonando eles! rsrs

    Valeu,

    Dias Monte

    1. Oi Dias!

      Poxa muito obrigado mesmo, fico feliz com seu comentário.

      Eu conheço os dois filmes, não entraram por alguns detalhes, pq apesar de 1001 filmes parecer muito, na verdade eu tenho que acabar cortando algumas coisas. Mas na Fase 3 do blog certeza que entram as críticas deles.

      Abs

      Marcos

  8. Paulo disse:

    Acabo de conhecer seu blog e “favoritei-o”. Parabéns, cara, fazia falta um blog desses. Entrei procurando “O Homem Cobra”. Quando achei, pirei. Sua descrição da época é exatamente como me lembro. Inclusive a parte do medo. Lembro até hoje que não consegui dormir e tive de ir pra cama dos meus pais, pra dormir no meio. Genial, cara! Valeu mesmo. Só me ficou uma dúvida: ainda não tem os 1001 filmes aqui, né? Abração, Paulo

  9. N. disse:

    Sei que meus comentários são repetitivos, mas, cara, me divirto HORRORES com suas resenhas!
    Não perco uma!

    :*

    1. Valeu, Nathalia! 😀

      Bjos

      Marcos

  10. elcio disse:

    Ola eu gostaria de saber se alguém poderia me ajudar a descobrir qual é o nome desse filme.
    Fiz um desenho das cenas que lembra para ajudar a identificar o material.
    Olhe a imagem no link. Obrigado.

  11. Lu disse:

    Que blog!!!!! Amo filmes de terror. Desde sempre. Meu primeiro ( o primeiro q eu lembro) foi O Exorcista. Eu tinha 7 anos. Hj, com 36 continuo muito fã. Hoje foi dia de O Asilo do Terror. Adorei, e adorei sua resenha.

    1. Obrigado, Lu! 😀

      Abs

      Marcos

  12. Ravy Camelo disse:

    Cara, meus parabéns por esse belo trabalho, encontrei esse blog hoje vasculhando na internet a procura de “A Dança da Morte” e logo de cara já achei maneiríssimo, já passei horas lendo suas resenhas e relembrando o bons tempos. Valeu mesmo, você conquistou mais um seguidor.

    1. Oba! Valeu você Ravy! Espero que continue acompanhando o blog e passe mais horas ainda.

      Abs

      Marcos

  13. Bom dia, Marcos
    Estou à procura de um filme de terror destes para TV e não sei o nome. É a estória de uma mulher que estava grávida e seu filho foi prometido ao “encardido” sem que ela soubesse. Uma cena no começo do filme, mostra ela quase atropelando uma pessoa com capuz de chuva na cabeça. Era um homem com a cara toda branca, seguidor da seita que está de tocaia nela. Ela se muda para uma cidadezinha pequena que é da família do marido ( muito parecido com o McGiver), que é cúmplice de tudo. Lá ela percebe os rituais e decide fugir. Praticamente toda a cidade, inclusive a polícia, participa da seita. Na fuga, ela contará com a ajuda de um jovem índio que mora no local e não integra o grupo dos fanáticos adoradores. Detalhe: o rapaz que a ajuda, se parece ou talvez seja mesmo, Lou Diamond Philips, ator de La Bamba. Acho que essas dicas ajudam. Obrigado.

    1. Marcos Brolia disse:

      “filho foi prometido ao encardido”…. RI ALTO aqui.

      1. Eduardo disse:

        So gosto de filmes de terror em que o mal e derrotado. No filme Coração Satânico, o encardido, vence. Fica uma sensação de falta de esperança. Espero que descubra o nome.do filme. Abraço

  14. Greice disse:

    Parabéns pelo seu blog que descobri sem querer numa dessas pescarias de filmes de terror na internet! rsrs
    Estava na verdade à procura de uma trilha sonora que marcou minha infância num filme onde mãe e filho se transformavam em gatos (depois veio o termo ‘metamorfo’ na minha cabeça) e sugavam a energia vital de mulheres, além de terem uma relação de incesto. Não lembrava de jeito algum o nome do “mardito” filme para descobrir a música, já que quando assisti tinha apenas 8 anos… minha mãe também nem pra ajudar! rs
    Cacei na sua lista de 1001 filmes de terror utilizando +/- a minha idade à época, mas não lembrava o nome. Estava quase enviando este mesmo comentário com pedido de ajuda, até que recentemente o dito cujo passou na TV aberta (claro que no SBT), graças a mais uma coleção de Terror de Halloween, e minha mãe me avisou via whats rs que o filme se tratava de SONÂMBULOS (1992) 🐱 só do cara mais phoda se não o tio King, para o meu desespero que ainda não vi/li todas as suas obras… Morri com isso!! E a trilha sonora que pra mim é ‘the best mothafocaaa’ rs é Sleepwalk do Santo&Johnny de 1959. Ufa!!! 20 anos pra descobrir kkkkkkkk….
    Adorei compartilhar aqui minha pequena epifania rs! Adoro o blog e sempre acompanho… Virei fã! 😉

  15. Guilmer disse:

    Fiz um desafio pessoal de assistir todos os filmes do site, pelas minhas contas já devo ter visto uns 200 e pouco, mas quero ver TODOS.

    Parabéns ao melhor site da internet, obrigado por existirem. Vou ser igual a vocês quando crescer.

  16. Fiz um desafio pessoal de assistir todos aos filmes do site, pelas minhas contas já devo ter visto uns 200 e pouco, mas quero ver TODOS. Vou ser igual a vocês quando crescer

    Parabéns ao melhor site da internet, obrigado por existirem.

    1. Marcos Brolia disse:

      Eba!! Que legal Guilmer… Espero que você consiga assistir a todos os filmes! É muita coisa. E não queria ser igual a gente quando crescer não, olha o que dá. 😛

    2. Eduardo disse:

      Guilmer, boa tarde ! Se você já assistiu muitos filmes de terror, talvez já tenha visto este: estou à procura de um filme de terror destes para TV e não sei o nome. É a estória de uma mulher que estava grávida e seu filho foi prometido ao “encardido” sem que ela soubesse. Uma cena no começo do filme, mostra ela quase atropelando uma pessoa com capuz de chuva na cabeça. Era um homem com a cara toda branca, seguidor da seita que está de tocaia nela. Ela se muda para uma cidadezinha pequena que é da família do marido ( muito parecido com o McGiver), que é cúmplice de tudo. Lá ela percebe os rituais e decide fugir. Praticamente toda a cidade, inclusive a polícia, participa da seita. Na fuga, ela contará com a ajuda de um jovem índio que mora no local e não integra o grupo dos fanáticos adoradores. Detalhe: o rapaz que a ajuda, se parece ou talvez seja mesmo, Lou Diamond Philips, ator de La Bamba. Acho que essas dicas ajudam. Obrigado.

      1. Jair Mello disse:

        Eduardo, também sou fã de filmes de terror e de vez em quanto apareço aqui no blog do Marcos. Fiquei curioso com relação a este filme. Já vi muitos filmes com histórias semelhantes, mas nenhum deles fecha com os detalhes da história que você relatou acima, principalmente o índio.

        Se puder, nos dê um pouco mais de detalhes, como por exemplo, onde você assistiu o filme? Na tevê? Lembra em que canal e em que ano, mais ou menos? É importante saber a data. Você diz que é um filme de terror “destes para tevê”, então você tem certeza de que era uma produção para a tv e não cinema? Lembra de mais alguma cena marcante ou do final?

        Existem vários filmes sobre bebês prometidos a satã, antigos e mais recentes. Dos antigos lembro de “O Filho do Demônio” (1975, com Joan Collins e Donald Pleasence), tem “Bay Cove” ou “A Cidade das Bruxas”, que passava na Band nos anos 80, e os mais recentes como “Reencarnação” (2004) e “O Filho do Demônio” (1997). Mas nenhum, que eu lembre, repito, tem algum índio.

      2. Eduardo disse:

        Jair Mello, eu busquei tudo na minha memória. Não tenho nenhum dado destes que você me perguntou. A única coisa que ajudaria, seria fazer uma lista de atores que se parecem com o McGiver e com o Lou Diamond Philips de “La Bamba”, e pesquisar a filmografia. O único detalhe a acrescentar, é que na fuga o índio atropela algumas pessoas, inclusive um velho que deve ser o sogro da mulher, que claro, foge com a criança. O veículo , parece ser uma Kombi branca, e na estrada á noite, fica a voz da mãe falando que vai salvar o filho…

      3. Jair Mello disse:

        Eduardo,
        Bom, pelo menos que foi na tevê que você assistiu a esse filme você deve saber, né? Com certeza.

        Perguntei sobre o ano para a gente precisar mais ou menos a década em que o filme foi produzido. Sua idade já ajuda. Por exemplo: acredito que você talvez tenha uns 40 anos. Se vc viu esse filme quando tinha uns 12, você o assistiu em 1987, o que nos deixaria mais próximos de produções dos anos 70 em diante até 1985 por aí, bem mais fácil de achar.

        Sobre achar atores parecidos com o Lou Diamond Phillips, de descendência latina com nativos americanos (no caso, ele é filipino) é um pouco complicado. Ainda mais se for filme para tevê, com atores pouco conhecidos e que talvez já nem estejam mais no mercado. Atores semelhantes ao MacGyver , Richard Dean Anderson, ainda é mais complicado por ele ter um rosto “comum”, semelhante a dezenas de outros atores.

        Confesso que se tivesse visto esse filme, um bebê prometido ao capiroto, um índio ajudando a pobre mãe desesperada (e ela,a mãe, pelo visto era a atriz principal, lembra alguma outra atriz famosa? ) uma kombi branca em fuga, certamente lembraria. Mas estou curioso em descobrir qual é essa pérola. Vou ficar de olho por aqui. Abraço.

      4. Jair Mello,
        Vamos lá continuar a nossa investigação. Eu tenho 51 anos. Devo ter visto esse filme entre fins dos anos 80 e início dos anos 90. TV Globo ou Bandeirantes. Uma cena inicial do filme: a mulher está na cidade e vai entrar no carro, deve estar grávida ou com o bebê já nascido, e meio sem querer, atropela um homem de capuz – chove na cidade – com a cara bem branca e envelhecida, que sai fugindo depois. Isso é só para dar um clima de suspense. A tal figura aparece na cidade dominada pela seita depois. Existe um site, em que você pesquisa o nome do filme – uma espécie de fórum – em que você descreve as cenas, até que aparece alguém e finalmente identifica o filme. Se eu descobrir o nome do site, eu indico aqui. Um detalhe: Quero assistir de novo este filme para absorver a atmosfera dele: estou preparando um conto – que não é de terror – e que tem um ambiente como essa cidade do filme. Só que lá acontece outras coisas. Será uma alegoria da realidade.

      5. Jair Mello disse:

        Olá, Eduardo.
        Vou dar uma procurada nesse site ou forum na internet para ver se alguém por lá nos ajuda.
        Talvez você tenha visto na Band que passava muito esse tipo de filme na sua “Sexta Mistério”, depois virou “Cine Mistério” e “Cine Trash”. Engraçado é que a descrição da história, o clima, também me lembra um filme que vi nessa época, apesar de ser criança (tenho 34 anos) e que nunca mais encontrei.

        A sinopse: Casal muda para ilha em Massachussets e começa a estranhar os moradores locais. A esposa descobre que o local, há 300 anos, era populado por bruxos e tenta convencer o marido a ir embora. Mas lembro de que o marido (sempre o elo mais fraco) já tinha sido “convertido”. O nome com o qual foi exibido na tevê era “A Cidade das Bruxas”, saiu em vhs como “O Despertar do Demônio” e o título original era “Bay Cove” de 1987. O casal era formado por Pamela Sue Martin e pelo ator Tim Matheson.

        Parece mesmo que havia outro filme semelhante a esse, que passou na Band nessa época, começo dos 90, mas não lembro nada sobre ele. Vamos aguardar os próximos capítulos.

  17. Olá Jair,

    Em matéria de bruxaria, a mulher é sempre o elo mais forte. Por isso não existe bruxa feminista. O poder delas é total !..kkk. Há um filme semelhante, acho que chamado “As possuídas do diabo”…sempre aquela coisa de uma cidade toda corrompida ao poder do chifrudo. O marido neste filme, além de corno ( a mulher numa cerimônia maligna vai ter relações com um homem escolhido pelas bruxas ), tenta impedir a cerimônia e as bruxas, pegam foices e….menos mal….furam seus olhos…( podia ser coisa pior ). O marido fica cego e submisso no final do filme.

  18. Boa tarde, Jair Mello,

    Este é o site de que falei..
    http://www.interfilmes.com/qualeofilme,fp,,,1.html

  19. geraldo disse:

    Meus parabens pelo site!! aproveitando seus conhecimentos sobre filmes de Horror, gostaria de saber o titulo de um filme que assisti nas madrugada da Rede Globo , em meados dos anos 80. Na minha vaga memoria, O filme era sobre o conde dracula que estuprava uma mulher que fica grávida, em seguida o filho vampiro nasce e cresce como uma pessoa do “Bem”. no final do filme ele encontra o Pai num duelo mortal.

    1. jairmello disse:

      Geraldo, não tenho certeza, mas parece ser o filme “Drácula Pai e Filho”, estrelado pelo lendário Christopher Lee e exibido pela Bandeirantes nos anos 80. Mas é uma comédia, portanto, não sei mesmo se é esse.

  20. Marcus disse:

    Ótimo blog. Parabéns. Lembro de um filme em que o protagonista, (quer dizer cientista louco), fazia experiências com humanos e não obtinha sucesso. O mesmo jogava os corpos sem vida dentro de uma piscina para serem devorados por crocodilos. uma cena que me marcou muito, foi quando o cientista falava com um monstro horrível, dizendo que “ELA” era linda e invejada, por esse motivo. Não tenho certeza se esse filme foi com Boris Karlof. Sei que é um clássico B.

  21. Oi, parabéns pelo blog. Há tempos visito vocês, desde quando era o formato antigo, e tenho uma dúvida: vocês deixaram de postar os links para torrent? Abraço.

    1. Marcos Brolia disse:

      Olá! Sim, devido a nova política editorial do blog, não estamos mais disponibilizando links para download!

      Abs

      Marcos

  22. Luiz Felipe disse:

    Muito obrigado pelo site!

    Excelentes sugestões de filmes de suspense e terror com resenhas muito bem escritas.

    Vida longa para você e para o 101 Horror Movies!

    Abraço.

    1. Marcos Brolia disse:

      Muito obrigado você por comentar, Luiz Felipe!

      Abs

      Marcos

  23. Brï disse:

    You have a new reader.

  24. marcogaru disse:

    Sua apresentação do site é tão parecida com a minha, tanto que sou OBRIGADO a usar suas palavras para me descrever:
    (Meu site) foi idealizado por (mim dãaan), surgiu (a ideia) em 2012 (num blog que eu fechei) como um exercício pessoal sobre o cinema de terror, do ponto de vista de um cara que é FA-NÁ-TI-CO por esse gênero desde que se conhece por gente (meu primeiro filme de terror ou melhor a primeira lembrança que tenho de um filme de terror é aos 6 ANOS DE IDADE, do filme “‘numero 550′” da sua lista, sim por ai tu tira que tipo de pais eu tenho). A ideia era revisitar ( para fazer listas estranhas. do tipo os 10 filmes de terror com tema de rpgs, os melhores filmes de terror com tema de natal, ou os melhores personagens negros de filmes de terror e suspense… Coisas desse tipo) um baú macabro e sanguinolento, cheio de fantasmas, assassinos seriais, presenças das trevas, mutantes, alienígenas, canibais, sanguessugas e mortos-vivos, que extrapola 100 anos de existência, que marcou uma criança nos anos 80, adolescente nos anos 90 e homem nos anos 00, que viveu toda a glória dos filmes slasher sendo exibidos na TV aberta (obrigado Tela Quenta, Sessão das Dez e Cine Trash), quando o mundo não era um lugar tão politicamente correto e os pais deixavam os filhos assistir ao Freddy, Jason e Chucky até altas horas, e se deleitava em poder alugar fitas VHS na locadora (mantive essa pratica de locar filmes em locadoras ininterruptamente dos 11 aos 30 anos, mesmo com o advento dos dvds, só parei graças as tv a cabo, streaming e net) e ter de rebobiná-las antes de devolver. Isso bem antes do DVD, do Blu-Ray, da TV à cabo, dos torrents, da Internet banda larga, do VOD e do streaming.
    Já li MUITOS sites sobre filmes de terror, e o seu é que tem o acervo mais grande e diverso, acho que DO PAÍS. Parabéns. Gostaria de trocar informações e conhecimentos com você (e porque não historias) por isso gostaria de ter o seu email.

    1. Marcos Brolia disse:

      Hey amigo! Desculpe pela demora, andei afastado do blog um tempo, por conta de trampo e depois dos preparativos para o aniversário de 04 anos do 101HM.

      Que bacana, cara! Muito obrigado pelo elogio! Vamos trocar ideias sim, adicione a página do 101HM lá no Facebook e manda um inbox que conversamos.

      Abs

      Marcos

  25. Bruno Bandeira Rocha disse:

    Parabéns pelo blog Marcos. Eu sou muito fã do gênero terror e venho acompanhando websites do gênero há algum tempo. De todos que já acessei, o seu é o melhor deles. Acesso ele diariamente, uma vez que me comprometi a ler todas as críticas postadas… (Ainda estou na década de 70, mas enfim…) Desejo sucesso e mantenha o ótimo trabalho!

    1. Marcos Brolia disse:

      Hey Bruno!

      Muito obrigado! Demore a desculpe para responder que estou numa loucura de vida aqui, mas depois me conte como foi ler todas as resenhas, haja fôlego… HAhHhahahhaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s